Capítulos de livros publicados

 

CÔRREA, HÉRCULES TÔLEDO; COSCARELLI, Carla . Letramento digital. In: Daniel Mill. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. 1ed.São Paulo: Papirus, 2018, v. 1, p. 385-386.

 

CORRÊA, HÉRCULES TOLÊDO; COSCARELLI, Carla Viana . Multimodalidade. In: Daniel Mill. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. 1ed.São Paulo: Papirus, 2018, v. 1, p. 467-468.

 

CORRÊA, HÉRCULES TOLÊDO; MILL, D. ; BERTOLDO, H. L. . Linguagem e tecnologias. In: Daniel Mill. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. 1ed.São Paulo: Papirus, 2018, v. 1, p. 398-399.

 

CORRÊA, Hércules T.. O aluno de Pedagogia do CEAD-UFOP e algumas práticas culturais: reflexões a partir de dados quantitativos. In: Sandra Augusta de Melo e Jorge Luís Costa. (Org.). Educação a Distância e a formação de professores: pesquisas, experiências, relatos. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. , p. 75-95.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo; JORGE, G. M. S. . O Pró-letramento e a implantação do PNAIC na UFOP. In: Hércules Tolêdo Corrêa; Adriana Maria Tonini. (Org.). PNAIC Letramentos múltiplos e multiletramentos: entre teorias e práticas. 1ed.Várzea Paulina: M&W Comunicação Integrada, 2017, v. 1, p. 17-30.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo; AZZI, C. F. . A temática da moda em livros para crianças: aspectos estéticos, informacionais e pedagógicos. PNAIC Letramentos múltiplos e multiletramentos: entre teorias e práticas. 1ed.Várzea Paulista: M&W Comunicação Integrada, 2017, v. 1, p. 151-166.

 

CORRÊA, HÉRCULES TOLÊDO; JORGE, G. M. S. . A velha questão dos mitos e verdades da EaD e a relativização das polaridades: a experiência da área da linguagem do CEAD-UFOP. In: BRANCO, Juliana Cordeiro Soares; NESVES, Inajara S. V.; CORRADI, Wagner; CASTRO, Carmem Lúcia Freitas de. (Org.). EAD: dIálogos, compartilhamentos, práticas e saberes. 1ed.Belo Horizonte: UEMG, 2016, v. 1, p. 255-269.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Letramento literário na escola. In: Tânia Magalhães; Lúcia Cyranka. (Org.). Ensino de linguagem: perspectivas teóricas e práticas pedagógicas. 1ed.Juiz de Fora: UFJF, 2016, v. , p. 55-75.

 

CORRÊA, Hércules TolêdoCARVALHO, L. A. . Memórias de leitura na formação em Pedagogia. In: Adriana Maria Tonini. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e formação continuada de Professores Alfabetizadores. 1ed.Contagem: Didática, 2016, v. , p. 94-118.

 

AZZI, C. F. ; CORRÊA, Hércules Tolêdo . Múltiplas linguagens em livros para crianças: aspectos estéticos, informacionais e pedagógicos em obras sobre moda. In: Fabiana Verardi Burlamaqui; Miguel Rettenmaier. (Org.). Novas leituras do mundo A literatura na ecologia das mídias. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, v. , p. 147-164.

 

OLIVEIRA, A. R. ; DIAS, D. ; CORRÊA, HÉRCULES TOLÊDO . Multiletramentos e desenvolvimento de competências em língua portuguesa: uma experiência com a pedagogia de projetos e os usos das TDIC. In: Adilson Ribeiro de Oliveria; Juliana Alves Assis; Raquel Beatriz Junqueira Guimarães. (Org.). Leitura e escrita na Educação Básica e no Ensino Superior: pesquisa, formação e atuação de professores. 1ed.Belo Horizonte: PUC-Minas, 2016, v. 1, p. 141-156.

 

CORRÊA, HÉRCULES TOLÊDO. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E LEITURA LITERÁRIA: POSSIBILIDADES DE LETRAMENTO ESTÉTICO/LITERÁRIO. In: Gláucia Jorge. (Org.). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVA CRÍTICA E LETRAMENTOS. 1ed.Ouro Preto: CEAD-UFOP, 2015, v. , p. 65-86.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Nós, vós, eles: multiletramentos, formação de leitores e formação de professores. In: Diógenes Buenos Aires de Carvalho, Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Raimundo Isídio de Souza (Orgs.). (Org.). Linguagens, cultura e ensino. 1ed.: , 2014, v. , p. 10-30.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo; JORGE, G. M. S. . Multiletramentos de alunos de Ciência da Computação da UFOP: possibilidades e práticas acadêmicas. In: Aline Reali; Daniel Mill. (Org.). Educação a Distância e Tecnologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2014, v. , p. 229-246.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Memórias e trajetórias de pedagogos (as) em formação: entre distâncias abismos reais, virtuais e acadêmico-culturais. In: Margareth Diniz; Célia Nunes. (Org.). Professor a: profissão, condiçãoe formação. 1ed.Brasília: Liber Livro, 2013, v. , p. 109-128.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo; SOUZA, R. J. . Das estantes para as telas: recepção infantil contemporânea do conto A roupa nova do imperador. In: Alice Áurea Penteado Martha; Vera Teixeira de Aguiar. (Org.). Conto e Reconto: das fontes à invenção. 35ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 1, p. 1-20.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Memória à flor da pele: a escriota da memória de Bartolomeu Campos de Queirós ou Bartolomeu Campos de Queirós: em busca da infância perdida. In: Cristina Maria Rosa. (Org.). Escritas, leitores e história da leitura. 1ed.Pelotas, RS: UFPel, 2012, v. 1, p. 20-50.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo; SOUZA, S. F. ; VINHAL, T. P. . A leitura e a escrita na escola: uma experiência com o gênero fábulas.. In: SOUZA, Renata Junqueira de; FEBA, Berta Lúcia Tagliani.. (Org.). Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento.. São Paulo: Mercado de Letras, 2011, v. , p. 147-182.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Tradição e contemporaneidade em livros de contos de bibliotecas escolares. In: PAIVA, Aparecida; SOUZA, Renata Junqueira de; CORRÊA, Hércules Tolêdo. (Org.). Literatura e ensino médio: acervos, gêneros, práticas. São Paulo: Mercado de Letras, 2011, v. , p. 91-112.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo; JORGE, G. M. S. . Reflexões sobre o ensino de leitura e produção de textos acadêmicos. In: Ana Elisa Ribeiro; Ana Maria Nápoles Vilela; Jerônimo Coura Sobrinho; Rogério Barbosa da Silva. (Org.). Linguagem, tecnologia e educação. 1ed.São Paulo: Peirópolis, 2010, v. , p. 229-239.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Menino de escola, rapaz de colégio, professor de faculdade, menino de escola. In: Therezinha Nunes e outros. (Org.). Ecos do passado: lembranças da escola do século XX. Belo Horizonte: FAPEMIG, 2010, v. , p. -.

 

MACHADO, Maria Zélia Versiani ; CORRÊA, Hércules Tolêdo . Literatura no Ensino Fundamental: uma formação para o estético. In: RANGEL, Egon de Oliveira e ROJO, Roxane Helena Rodrigues. (Org.). Coleção Explorando o Ensino - Língua Portuguesa (no prelo). 1ed.Brasília: MEC, 2010, v. 19, p. 107-128.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Contos, recontos e reendereçamentos: uma mesma matriz, diferentes retextualizações para públicos e gostos diversos. In: AGUIAR, Vera Teixeira de CECCANTINI, João Luís.. (Org.). Teclas e dígitos: leitura, literatura & mercado.. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, v. , p. 243-258.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo; CAFIERO, Delaine . A abordagem de textos literários em livros didáticos de português de 5a a 8a séries. In: Maria da Graça da Costa Val. (Org.). Alfabetização e língua portuguesa: livros didáticos e práticas pedagógicas. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. , p. 151-170.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Qualidade estética em obras para crianças. Literatura infantil: políticas e concepções. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2008, v. , p. -.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. A formação do leitor em livros de memórias: leituras de Infância,de Graciliano Ramos, e O menino da mata e seu cão Piloto, de Vivaldi Moreira. In: Aparecida Paiva et al.. (Org.). VI Jogo do Livro. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. , p. 155-167.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo; RIBEIRO, Geórgia Roberta de O. . Relações entre o letramento literário e a formação do escritor em A menina do sobrado, de Cyro dos Anjos. In: PAIVA, Aparecida et al.. (Org.). Democratizando a Leitura. Pesquisas e Práticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, v. , p. 121-134.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Adolescentes leitores: eles ainda existem. In: Aparecida Paiva. (Org.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces. O jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, v. , p. 51-74.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo; CAFIERO, Delaine . Os textos literários em quatro coleções de livros didáticos. In: Roxane Rojo; Antônio Augusto Gomes Batista. (Org.). Livro Didático, Letramento e Cultura da Escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003, v. , p. 277-298.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Gurilândia, Programinha e Folhinha: material didático?. In: Aparecida Paiva. (Org.). No fim do século: a diversidade. O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, v. , p. -.

 

 

MULTDICS   Carregando    PPGE   Carregando   LOGO UFOP