Pesquisas em andamento

 

Projeto de pesquisa coletivo do grupo MULTDICS

 

Multiletramentos e usos de tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação - MULTDICS

Descrição: Este projeto reúne trabalhos dos membros do Grupo de Pesquisa Multiletramentos e usos das TDIC na Educação - MULTDICS, que tem por objetivo trazer reflexões teórico-conceituais abrangendo os chamados multiletramentos e os novos letramentos, bem como as possibilidades de promoção das diferentes modalidades de letramento(s) com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação em espaços escolares da educação básica e outros espaços não escolares. O MULTDICS agrega principalmente as pesquisas em desenvolvimento pelos mestrandos em Educação da UFOP, orientados pelo seu líder, e também pesq uisas já realizadas no mesmo âmbito. Conta com a participação de professores pesquisadores da UFOP e de outras instituições federais de ensino superior. Promove anualmente uma jornada para divulgar as pesquisas em desenvolvimento, além de receber convidados externos ao grupo para discussão de temas relevantes da área. As pesquisas realizadas também são divulgadas on-line por meio do repositório da UFOP e publicadas em periódicos qualificados pela CAPES ou em forma de capítulos de livros e livros. As principais áreas de pesquisa do grupo têm sido: a) alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental; b) (multi)letramento(s) nas séries finais do ensino fundamental; c) letramento literário e letramento digital na educação; d) práticas de leitura e formação de leitores em cursos de pedagogia; e) práticas de letramento em contextos não escolares (letramentos de resistência ou de reexistência); f) práticas de (multi)letramento(s) de graduandos em ciências exatas; g) alfabetização e inclusão; h) novos letramentos em contextos de desigualdades sociais. O Grupo MULTDICS se propõe também a oferecer pequenas oficinas de Letramento Digital, Letramento Literário, Letramento Acadêmico e Multiletramentos, dentre outras temáticas, para grupos de professores de redes públicas, graduandos e pós-graduandos da UFOP e de outras instituições.

 

***********************************************************************************************************************************************************

Multiletramentos e multimodalidade na educação básica: 

semelhanças e diferenças entre projetos desenvolvidos em escolas públicas brasileiras e canadenses

Hércules Tolêdo Corrêa - Pesquisa de pós-doutoramento

Descrição: Contemporaneamente, percebe-se a necessidade de a educação básica desenvolver trabalhos que contemplem e promovam os multiletramentos, com base na profusão de textos multimodais, digitais ou não, presentes no cotidiano do aluno. No Brasil, nas grandes cidades principalmente, começam a se multiplicar situações de salas de aula multiculturais tal como ocorre em países europeus e da América do Norte, devido aos processos migratórios e de globalização. Há que se considerar também a multiculturalidade não apenas em termos de línguas maternas diferentes, mas também de origens culturais diferentes, mesmo de falantes de uma mesma língua. Este estágio pós-doutoral em universidade canadense tem por objetivo analisar projetos de multiletramentos e multimodalidade desenvolvidos em escolas públicas, bem como a produção acadêmica de pesquisadores acerca dessas temáticas, com o intuito de comparar com estudos que temos desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa Multiletramentos e usos das tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação. Supervisão: Profa. Dra. HEATHER LOTHERINGTON (York University - Toronto, Ontario, Canadá).

 

***********************************************************************************************************************************************************

Literatura e Visualidade: a importância do projeto gráfico em livros para crianças na contemporaneidade

Descrição: O projeto pretende investigar a importância do projeto gráfico em livros produzidos para crianças, colocando em evidência que o livro, enquanto objeto multimodal, na contemporaneidade, possui uma autoria múltipla. Além de autor e ilustrador, protagonistas, há ainda que se levar em conta o trabalho de autores coadjuvantes, como o designer gráfico, o editor, o revisor, o leitor crítico, na produção do livro, enquanto objeto cultural. Aqui, evidencia-se o trabalho do designer gráfico, que tanto pode ser o ilustrador quanto um outro sujeito que tem participação significativa na produção do livro.

 

 

MULTDICS   Carregando    PPGE   Carregando   LOGO UFOP