Artigos publicados em periódicos

 

CORRÊA, Hércules T.; DIAS, Daniela R.; PRATA, Nair. PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 150-168, jul. 2022. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484

 

MAGALHÃES, Rosângela M.; CORRÊA, Hércules T. (Trans) Formando leitores literários: reflexões para um estudo de caso de uma rede municipal de ensino da região dos inconfidentes. Leitura & Literatura em Revista[S. l.], v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/llr/article/view/8818

 

COSCARELLI, C. V.; CORRÊA, Hércules T.. As boas influências: Pedagogia dos Multiletramentos, Paulo Freire e BNCC. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 20–32, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5572

 

CORRÊA, Hércules T; MATTOS, Elton Ferreira de. FORMAÇÃO DE LEITORES NO ÂMBITO DO PROJETO DE EXTENSÃO CARRO-BIBLIOTECA DA UFOP. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, [S.l.], v. 15, n. 27, p. 147-165, ago. 2021. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/10545/5805

 

CORRÊA, Hércules T.; GONCALVES, D. C. P. . LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS:UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR. CADERNO SEMINAL DIGITAL (RIO DE JANEIRO), v. 35, p. 103-140, 2020.  Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/article/view/48171

 

CORRÊA, Hércules T.. MULTILETRAMENTOS EM CONTEXTO MULTICULTURAL EMULTILINGUISTICO: EXPERIÊNCIAS EM TORONTO - CANADÁ. Revista Mescla, v. 1, p. 1-18, 2020.

 

CORRÊA, HÉRCULES TOLÊDO; CAMPOS, Cleide de Araújo. A influência dos elementos gráficos nos livros para crianças na contemporaneidade: análise de duas obras da coleção Universidade das Crianças. Revista Graphos, v. 21, n. 1, p. 159-175, 4 jul. 2019. correa_e_campos_-_2019.pdf

 

CORRÊA, HÉRCULES TÔLEDO; DE CASTRO, Marcelo. Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 3, p. 851-874, out. 2018. correa_e_castro_-_2018.pdf

 

CORRÊA, H. T.. Dando visibilidade às diferenças: um projeto de trabalhos com alunos de EJA na cidade de Pará de Minas - MG. Revista Práticas de Linguagem, v. 8, n. 03, p. 28-36, 2018. correa_-_2018.pdf 

 

ALMEIDA, ANA CAROLINE DE ; CÔRREA, HÉRCULES TÔLEDO . Memórias na sala de aula: análise de uma prática pedagógica na perspectiva do letramento literário. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 18, p. 108-130, 2017.  almeida_e_correa_-_2017.pdf

 

SOUZA, R. J. ; CAMPOS, C. A. ; CORRÊA, Hércules Tolêdo . O PNBE e as bibliotecas escolares de OP - MG. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 12, p. 4, 2017.  junqueira_e_correa_-_2017.pdf

 

CORREA, R. A. ; CORRÊA, Hércules Tolêdo . O PNAIC em Ouro Preto: a voz da professora alfabetizadora. Revista Práticas de Linguagem, v. 7, p. 318-331, 2017. correa_e_correa_-_2017.pdf

 

MAGALHAES, R. M. ; CORRÊA, HÉRCULES TOLÊDO . Alfabetizar Letrando: uma experiência de sucesso por meio dos textos literários. Interletras (Dourados), v. 5, p. 1-12, 2016. correa_e_magalhaes_-_2016.pdf

 

CORRÊA, Hércules TolêdoDIAS, Daniela R. Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 55, n. 2, p. 241–261, 2016.  Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647395

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo; FEBA, B. L. T.; JUNQUEIRA, R. Acervos de bibliotecas escolares e formação de pequenos leitores. Educação em Foco, v. 19, p. 125-144, 2016. correa_feba_e_junqueira_-_2016.pdf

 

CORRÊA, HÉRCULES TOLÊDO. (Multi)letramento(s) e identidade: análise de cartazes produzidos no âmbito do grupo de hip-hop “a rede” em Ouro Preto – MG. Matraga, Rio de Janeiro, v. 22, p. 161-174, 2015. correa_-_2015.pdf

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo; PAIVA, A. . Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades. Via Atlântica (USP), v. 28, p. 177-196, 2015. paiva_e_correa_-_2015.pdf

 

CORRÊA, Hércules TolêdoCARVALHO, L. A. . Multiletramentos e usos de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: estudos, pesquisas e intervenções pedagógicas. Revista Práticas de Linguagem, v. 4, p. 135-147, 2014. 

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo; NUNES, C. M. . DE MÃOS DADAS: ensino e pesquisa na formação docente. Educação em Foco (Belo Horizonte. 1996), v. 17, p. 85-107, 2014. nunes_e_correa_-_2014.pdf

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo; MELO, S. A. ; NEVES, F. M. . Tutoria em EaD, linguagem e comunicação: análise de postagens em um fórum de formação de tutores. Educação & Tecnologia, v. 17, p. 35-53, 2012. correa_melo_e_neves_-_2012.pdf

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: recepções e aspectos político-pedagógicos. Língua escrita (UFMG), v. 7, p. 48-56, 2009.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Algumas reflexões sobre práticas acadêmicas de leitura e escrita. Revista Estudos, v. 1, p. 1-1'0, 2009.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Muito mais ocupação do que recreação: a construção de perfis de leituras de professores universitários brasileiros e portugueses. Revista Estudos, v. 1, p. 1-19, 2008.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Educação e linguagens: múltiplos olhares. Interletras (Dourados), v. 5, p. 1-16, 2006.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. A importância dos afetos familiares e escolares na formação do leitor. Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG), v. 4, p. 1-10, 2006.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Letramento literário: de leitores a escritores. Revista Estudos, Belo Horizonte, v. 2, n.2, p. 25-42, 2004.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. E o leitor se tornou um escritor. Relações entre letramento literário e a formação do escritor em A menina do sobrado, de Cyro dos Anjos. Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG), Belo Horizonte, v. 24, n.33, p. 235-252, 2004.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Novos caminhos para a produção de textos. AMAE Educando, Belo Horizonte, v. Ano 37, n.322, p. 16-17, 2004.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Leitura, leitor e ensino de leitura. Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG), Belo Horizonte, 2001.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Títulos e macroestruturas textuais. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 8, n.2, p. 53-78, 1999.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Relato de uma experiência: oficina de resenha de textos literários infantis. Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG), Belo Horizonte, n.15, 1999.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Análise de erros de leitura numa perspectiva psicolingüística. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 4, n.21, p. 48-54, 1998.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Compreender a leitura. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 3, n.16, p. 39-47, 1997.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Intertextualidade, coesão e coerência num texto publicitário. Aula magna (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 3, p. 35-38, 1996.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. O x da questão: a correspondência entre grafema e fonema no português e suas implicações para o processo de alfabetização. Aula magna (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 2, p. 41-46, 1995.

 

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Repensando o português: como vincular leitura, escrita e gramática. AMAE Educando, Belo Horizonte, v. 248, n.248, p. 31-34, 1994.

 

 

 

MULTDICS   Carregando    PPGE   Carregando   LOGO UFOP