Doutor em Educação - área Educação e Linguagem - pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2002); Mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela UFMG (1996); e graduado em Letras/Português pela UFMG (1989). Fez estágios científicos avançados de pós-doutoramento na York Univeristy, em Toronto, no Canadá, no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018, e na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, no primeiro semestre de 2007. Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO do CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD da UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP, área de LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR e colaborador do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFOP, linha de pesquisa PRÁTICAS EDUCATIVAS, METODOLOGIAS DE ENSINO E TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO, ministrando disciplinas sobre MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. É líder do Grupo de Pesquisa MULTDICS - Multiletramentos e uso das TDIC na Educação (www.multdics.cead.ufop.br), registrado no CNPq. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Multiletramentos, Letramento Literário, Letramento Digital, Letramento Acadêmico, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa Científica em Educação e Letras, Iniciação à Pesquisa Linguística, dentre outras disciplinas, em cursos de Letras, Pedagogia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda (experiência de 19 anos no Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH), e Pedagogia, Ciência da Computação e Engenharias (esses últimos, atuando como professor de disciplinas de Ensino e Aprendizagem de Linguagem e Prática de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, na UFOP). Tem experiência de orientação de mestrado e doutorado, de trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, nas mesmas áreas, além de diversas participações em bancas de mestrado e doutorado. Tem livros e capítulos de livros publicados e organizados sobre leitura, leitura literária, literatura para crianças e jovens, psicolinguística e tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de linguagem, além de publicações em periódicos acadêmicos) e anais de eventos nacionais e internacionais. Atuou como coordenador pedagógico do Pró-Letramento e do PNAIC-UFOP. Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária, Arte Narrativa e Contação de Histórias - Rede de Pesquisadores LLAN, coordenado pela professora Ilsa Vieira do Carmo Goulart (Universidade Federal de Lavras) e do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário GPELL do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE da Faculdade de Educação da UFMG. (Texto informado pelo autor).
Doutora em Educação (DEEDU(UFOP), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (DEEDU-UFOP), linha de pesquisa "Instituição escolar e formação docente", graduada em Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e especialista em Psicopedagogia Institucional. Já ministrou disciplinas de Linguagem, como professora substituta no curso de Pedagogia do CEAD-Centro de Educação Aberta e a distância, Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE) da Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente é professora da Educação Básica - Língua Portuguesa na rede pública de ensino. Participa do grupo de pesquisa MULTIDICS - Multiletramentos e usos de TDIC na Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, Alfabetização, (multi) letramentos e letramento literário. (Texto informado pelo autor).